Utilização de cookies

Esta página web utiliza cookies. Se continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso. Aqui pode encontrar mais detalhes.

ABE-G09-Fasern-138.tif

Inovação MEWA

Desenvolvimento para a frente

Precursor em questões de qualidade – Inovação MEWA

Inovação é, para quem esteja sempre disposto a tal, trabalhar em questões para permanecer bem-sucedido no futuro. A MEWA é uma empresa que faz precisamente isso. Com paixão e desempenho. É para isso que nos fortalecemos e nos empenhamos. A nossa visão, ser a melhor empresa de gestão têxtil da Europa, reflete-se em todas as nossas localizações.


As boas e sempre novas ideias são uma parte integrante da história da nossa empresa e da nossa filosofia empresarial. Por um lado otimizamos continuamente os nossos produtos e serviços, para corresponder às exigências e expectativas dos nossos clientes. Por outro lado, estamos constantemente a desenvolver novas tecnologias de processo orientadas para o futuro, nas quais a proteção ambiental está em primeiro plano.


As nossas ideias

Ainda no final do século as máquinas das fábricas eram limpas quase exclusivamente com trapos de limpeza antigos ou desperdícios. Após a utilização os pedaços em questão eram simplesmente atirados para a caldeira. Uma solução, que não só era totalmente desadequada para fins industriais, como também muito mais dispendiosa. Em 1908 Hermann Gebauer teve a ideia, simples e genial, de oferecer panos de limpeza num serviço completo. Uma solução prática e vantajosa, que também contribuía em grande medida para a preservação do meio ambiente.

Esta ideia gerou inicialmente uma pequena empresa com 20 funcionários. Hoje, mais de 100 anos depois, é uma complexa gestão de têxteis para setores industriais e comerciais.


As nossas técnicas de processo

Somos conhecidos por incentivarmos o desenvolvimento contínuo e o progresso com as nossas inovadoras técnicas de processo.

Já em 1975 foi instalada a primeira instalação concebida por iniciativa própria. Posteriormente foi a vez da primeira instalação de combustão de óleos usados nos locais de produção de Stuttgart e Manching.

Nos anos 80 foi iniciada a primeira limpeza biológica de águas residuais pela MEWA e a primeira instalação de despoluição de fumos.

Em 1995, a MEWA preparou-se para a futura norma europeia com o primeiro sistema de tratamento de ar aspirado – inteiramente no âmbito da proteção ambiental. Em setembro de 1997, a MEWA foi a primeira empresa do setor a receber o certificado ambiental internacional em conformidade com a ISO 14001.


Os nossos padrões

Um exemplo do ano 2000 mostra como uma reflexão inovadora da MEWA derivou numa norma de qualidade com caráter universal:
Apesar das rigorosas normas de higiene no setor alimentar era comum que os funcionários lavassem o seu vestuário de trabalho em casa. O resultado: O vestuário nem sempre estava em perfeitas condições de higiene.

Como consequência, a MEWA, juntamente com o Prof. Dr. Johannes Krämer do Instituto de Microbiologia da Universidade de Bona, contribuiu consideravelmente para o sistema "Risk Analysis and Biocontamination Control" (sistema RABC) para empresas de serviços têxteis – e foi a primeira empresa do setor a verificar o vestuário de trabalho após cada passo de processamento relativamente a possíveis cargas microbiológicas. Os testes consideraram, entre outros aspetos, as chamadas contaminações cruzadas para impedir que, por exemplo, bactérias de bolores nobres da produção de queijo chegassem a cervejarias ou panificadoras através do vestuário.

Mais uma vez a MEWA define novos padrões. As normas de qualidade made by MEWA são a base para a nova norma de higiene europeia EN 14065.