Utilização de cookies

Esta página web utiliza cookies. Se continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso. Aqui pode encontrar mais detalhes.

_Z__9175-93_Pano.tif

Responsabilidade pelo ambiente

O nosso contributo sustentável para uma melhor qualidade de vida

Respeitadora do ambiente, reconhecida e distinguida - responsabilidade para com o ambiente na MEWA

A proteção ambiental e a economização de recursos são prioritários na MEWA há mais de 30 anos. A nossa fixação de objetivos na proteção ambiental significa ir mais longe do que o legislador. Isso aplica-se não só a setores de produção como também a produtos e serviços. As nossas ações mais importantes incluem o desenvolvimento contínuo e permanente de tecnologia ambiental. Não é por acaso que, logo em 1997, fomos distinguidos como a primeira empresa do nosso ramo com o certificado ambiental internacional em conformidade com a norma ISO 14001.



A nossa prestação de serviços assenta na proteção ambiental em progresso. Graças ao princípio de reutilização da gestão de têxteis da MEWA evitamos muitos resíduos e economizamos valiosos recursos. Mesmo no transporte e armazenamento dos nossos produtos confiamos em sacos de roupa em tecido e recipientes duradouros.



Garantimos uma relação responsável com a natureza graças a processos de produção respeitadores do ambiente, recuperação de calor, tratamento térmico de resíduos, tratamento de águas residuais, reciclagem de matérias-primas e ainda por um sistema em cascata tecnicamente desenvolvido para o consumo económico de água fresca. Por isso estamos sempre um passo à sempre no que respeita à proteção do ambiente e damos um valioso contributo para a preservação do ambiente pela conservação de recursos e minimização de resíduos.


Proteção ambiental na prática O princípio de reutilização da MEWA

Após a utilização, os nossos panos de limpeza podem ser lavados e reutilizados até 50 vezes. As "alternativas" aos panos de limpeza MEWA são o papel ou desperdícios têxteis. Mas após uma utilização eles acabam no lixo.

Ainda bem que a MEWA funciona com o princípio de reutilização. Com ele é possível evitar quantidades consideráveis de resíduos.

Mesmo no transporte e armazenamento de panos de limpeza e vestuário de trabalho confiamos em produtos reutilizáveis: A entrega do vestuário é feita em sacos de tecido.

Para um armazenamento e transporte seguros de panos de limpeza foi desenvolvido o duradouro MEWA Safety Container SaCon®. Também com ele contribuímos para a redução de resíduos.

Reutilizar com consciência ambiental Preservação de recursos

A preservação de recursos faz parte integrante do sistema de gestão ambiental da MEWA. Desenvolvemos, nesse sentido, um sistema de reciclagem especial para água de enxaguamento e de lavagem: a técnica da cascata. Nela a água de lavagem ainda reciclável da lavagem principal e do processo de enxaguamento é filtrada, preparada e reutilizada no processo de lavagem num circuito de vários níveis.

Isso reduz o consumo de água relativamente aos processos convencionais até 50 por cento. A quantidade reduzida de água suja é descarregada em estações de tratamento municipais e por fim no meio aquático.

Lavar com respeito pelo ambiente

A MEWA desenvolve em parte detergentes, para dar um contributo económico e ecológico para a proteção do ambiente. Os detergentes e auxiliares de lavagem biodegradáveis são adaptados ao grau de sujidade dos têxteis graças a sistemas de doseamento e controlo especiais. Assim, consumimos apenas o detergente necessário para a limpeza.

Relativamente aos processos de lavagem tradicionais, isso significa um impacto ambiental de menos um a 85 por cento.

Usar a energia com eficácia Recuperação de calor

A MEWA utiliza sistema de recuperação de calor de várias etapas, para reduzir o consumo de energia de forma sustentável. Graças ao chamados permutadores de calor é possível usar a energia gerada a partir dos sistema de lavagem e secagem para o aquecimento de água e de instalações.

E ainda não é tudo: Geramos energia a partir da sujidade. Graças ao aproveitamento térmico de contaminantes lavados – em especial óleos usados de panos de limpeza – cobrimos até 80 por centro das necessidades energéticas das vias de secagem e de lavagem para o processamento de panos de limpeza. Por motivos ambientais as caldeiras a vapor necessárias estão equipadas com câmaras de combustão e de alta temperatura e instalações de despoluição de fumos. O ar de extração só é dissipado após uma limpeza profunda. Com estas medidas, a MEWA poupa por ano cerca de 7 milhões de litros de fuelóleo.

Um grau de pureza de 99,8 por cento Tratamento de águas residuais

Por princípio, todas as empresas de lavagem MEWA na Europa estão equipadas com um sistema próprio de tratamento de águas residuais. Com ele, vamos mais além do que é exigido pelos requisitos legais e normas convencionais do setor no que diz respeito à nossa responsabilidade pela proteção da água.

No tratamento físico-químico posterior de águas residuais, os poluentes e contaminantes são separados o mais possível da água. No nível de limpeza biológico as bactérias decompõem as cargas poluentes dissolvidas. Com o tratamento de águas residuais, da MEWA consegue um grau de pureza de 99,8 por cento.

Reciclagem de matérias primas na MEWA Reutilizar com sentido

Todos os panos de limpeza MEWA preservam o ambiente de forma sustentável, pois podem ser usados várias vezes. Mas isso só por si não é suficiente para a MEWA. A consciência ambiental começa logo na produção dos panos: Na tecelagem própria da MEWA em Immenhausen são fabricados anualmente mais de 100 milhões de panos de limpeza. Isso produz uma grande quantidade de cotão de algodão. Ele é aspirado e recolhido por aparelhos altamente modernos. Eliminar este cotão iria causar muitos prejuízos. Ele é perfeito para servir, por exemplo, de material isolante na indústria automóvel. É assim que cerca de 72 toneladas de cotão são reutilizadas todos os anos.

O compromisso da MEWA com o ambiente reflete-se também na aplicação de fios reciclados na produção de panos de limpeza. Nos tipos de panos de limpeza MEWATEX®, a percentagem anual de material reciclado no fio chega a aprox. 2000 toneladas – 50 por centro do volume total.

E isso não é tudo. A MEWA assegura até que os rolos de papel das bobinas de fio são produtos reutilizáveis – evitando anualmente aprox. 21 toneladas de lixo. E a embalagem em película das meadas de fio é reutilizada como embalagem de transporte dos panos.