MEWA Lkw in Portugal.JPG

Lisboa é Capital Verde Europeia 2020

Lisboa é Capital Verde Europeia 2020 | MEWA News

No seu novo papel de Capital Verde Europeia, Lisboa quer entusiasmar pessoas e empresas para uma maior sustentabilidade e a MEWA alinha a cem por cento. Há quarenta anos que a empresa centenária alemã com o sistema de panos de limpeza mais amigo do ambiente do mundo estimula a poupança de recursos. A MEWA entrega a oficinas, fábricas e tipografias, de todas as dimensões, panos de limpeza de qualidade, recolhe-os para lavagem e devolve-os limpos.

A capital portuguesa foi selecionada pela Comissão Europeia porque convenceu o júri em diversos indicadores ambientais: Entre 2004 e 2017, Lisboa conseguiu diminuir em 33 por cento o consumo de água em toda a área urbana. As emissões de CO2 foram reduzidas em 44 por cento entre 2002 e 2016. Também o resultado alcançado na separação de lixo e na reciclagem é de reconhecer: Hoje a taxa de reciclagem dos resíduos recolhidos em Lisboa já é de 34 por cento.

“Cidades Verdes são o caminho certo – proporcionam aos seus cidadãos e empresas maior qualidade de vida e novas possibilidades”, diz o Comissário do Ambiente Karmenu Vella. A distinção já é atribuída há dez anos e envolve um apoio financeiro para iniciativas ambientais. Lisboa quer investir os 350.000 euros recebidos em vários projetos. Uma das máximas é “menos carros, mais árvores”. Com este lema, Lisboa quer motivar as suas cidadãs e os seus cidadãos a partilhar mais, ou seja, a utilizar mais a oferta de sharing de carros, bicicletas e trotinetes. No que diz respeito ao sharing têxtil, esta parte assumimos nós, já que na MEWA, em vez de vender, alugamos os panos de limpeza a oficinas, fábricas e tipografias.